domingo, 15 de abril de 2018

1994 - Raimundos mudam tudo no Rock Nacional


O rock nacional andava morno no início dos anos 90, talvez até meio sem graça, com tanta gente buscando algo novo para fazer, mas sem ter muito a dizer. Havia um espaço a ser preenchido, mas a verdade é que ninguém conseguia preenchê-lo como precisava ser feito.

Os Raimundos, no entanto, conseguiram. Os caras chegaram apavorando tudo, usando palavras que todos estavam desencorajados a usar, e talvez tenha sido exatamente isso o que os promoveu tanto na ocasião: a espontaneidade aliada à irreverência. Havia muita gente politicamente correta e alguém precisava "chegar na voadora" para agitar o cenário. O rock, afinal, é isso mesmo. Raimundos foi a banda certa na hora certa.

O primeiro álbum, lançado em 12 de maio de 1994, como uma aposta do produtor musical Carlos Eduardo Miranda pelo selo Banguela Records, era um tiro no escuro. Miranda ouviu a fita demo da banda e achou diferente de tudo o que estava ouvindo na sua busca por novos artistas, então precisava lançar, mas não sabia o que iria acontecer.

Bom, aconteceu que a banda caiu no gosto da galera e o álbum, pouco tempo depois, já havia vendido 100.000 cópias. Neste trabalho há músicas inesquecíveis, começando com Puteiro em João Pessoa, passando por Palhas do Coqueiro, Minha Cunhada, Nêga Jurema e Bê a Bá, para terminar com Selim ("Eu queria ser o banquinho da bicicleta"... vai dizer que nunca cantou???).

Vamos conferir o clip de Puteiro em João Pessoa, o qual foi veiculado, na verdade, um pouco mais tarde, após o lançamento em 1996 do terceiro álbum da banda, entitulado Cesta Básica, no qual a música novamente marcou presença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário