sábado, 14 de abril de 2018

November Rain: Por trás do Som


November Rain é um clássico dos clássicos para todo fã de Guns N' Roses e até para aqueles que não são tão ligados à banda, mas são ligados ao rock. A definição pode ser esta mesmo, a mais simples possível, por tratar-se de uma música que dispensa longas apresentações. É o tipo de obra artística que fala por si própria.

O que nem todo fã sabe, entretanto, é que November Rain passou longos anos sendo amadurecida até seu lançamento, em junho de 1992. Segundo Tracii Guns, ex-guitarrista e membro fundador da banda, Axl já trabalhava nos arranjos de November Rain desde 1983, sem saber ainda exatamente no que aquilo poderia se tranformar.

O clip deste som se tornou um dos mais caros de todos os tempos, ocupando atualmente a posição de número 13 entre todos aqueles que custaram uma grana alta para serem produzidos. O orçamento estimado é de 1,5 milhões de dólares, sendo que apenas o vestido de noiva usado pela atriz Stephanie Seymour custou 8 mil dólares.


A música foi mais do que premiada, atingindo, por exemplo, o terceiro lugar da Billboard, top 10 das paradas de 10 países diferentes, entre outros feitos. Tornou-se, assim, um dos hits obrigatórios dos Guns N' Roses. O pano de fundo da balada foi o relacionamento de Axl e sua então esposa, Erin Everly, com quem o casamento durou apenas 10 meses.

O fato é que, desde 1992 até hoje, quem gostou uma vez de November Rain jamais desgostou. É uma daquelas músicas que marcam e que nunca deixamos de ouvir. Aliás, é ótimo vê-la sendo executada ainda hoje, passados praticamente 26 anos de seu lançamento. Ah, mas aí vão dizer "a voz do Axl não é a mesma" e blá blá blá.

Conhecem algo orgânico que permaneça igual decorridos 26 anos? Não! Mas podemos aproveitar o que é bom e ainda continua existindo ao vivo, pois também disso se trata o presente texto: manter à tona o que é de qualidade. Segue vídeo de uma apresentação recente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário