terça-feira, 17 de abril de 2018

The Cranberries conta história trágica em Zombie


Zombie é um grande sucesso da banda irlandesa The Cranberries, o qual faz parte do segundo álbum da banda, entitulado No Need to Argue, de 1994. Dolores O' Riordan (ex-vocalista, falecida no início deste ano) escreveu a música e, segundo ela, foi a canção com a mensagem mais agressiva que cantou.

A música foi inspirada na morte de duas crianças, Tim Parry, de 12 anos, e Johnathan Ball, de apenas 3. A tragédia ocorreu no dia 20 de março de 1993, após a explosão de duas bombas colocadas pelo grupo armado IRA (Exército Republicano Irlandês) em lixeiras em uma área comercial da cidade de Warrington, na Inglaterra. Além de provocar a morte de duas crianças, o ataque feriu outras 50 pessoas.

Zombie faz referência à violência que assolou a Irlanda do Norte durante décadas, particularmente nos anos 70 e 80, causada por combates entre as tropas britânicas e os nacionalistas irlandeses. Como sempre na história da humanidade, os inocentes é que pagam o preço mais alto e Dolores O'Riordan retratou isso com perfeição em sua arte.

A música diz o seguinte, em tradução livre ao português: "Em sua mente, em sua mente, eles estão lutando. Com seus tanques e suas bombas. E suas bombas e suas armas, em sua mente. Em sua mente eles estão chorando".

Além disso, há também um trecho que provavelmente faz referência ao atentado de 1993: "O coração partido de outra mãe é tomado. Quando a violência causa silêncio, devemos estar enganados".


Fonte: bbc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário