domingo, 15 de abril de 2018

Oasis - Whatever: "Canta você!", "Ok, eu canto!"


As brigas entre os irmãos Gallagher (Liam e Noel, ex-membros do Oasis) preencheram boa parte dos anos 90, não raras vezes causando dúvidas na imprensa, e nos próprios fãs, sobre aquilo tudo ser verdadeiro ou simplesmente marketing para impulsionar o sucesso da banda.

Bem, em 2009, com o saída de Noel em plena tour de divulgação do álbum Dig Out Your Soul, todos soubemos que era verdade. O clima era mesmo insustentável e não havia mais sucesso que pudesse manter aqueles caras trabalhando juntos.

Em sua última passagem pelo Brasil, em entrevista para um programa de TV, Noel Gallagher disse (em tom irônico, para variar) que, quando o assunto é Oasis, sempre há um episódio a ser relatado. De fato! São incontáveis as cenas proporcionadas pelos Gallagher.

O episódio que trago neste texto é o que rolou em Maine Road e, para falar disso, voltaremos ao ano de 1996, mais precisamente ao dia 28 de abril, segundo dia de apresentação da banda (o Oasis tocou nos dias 27 e 28/04) no então estádio do Manchester City, para 40.000 pessoas.

No início de Whatever, houve uma confusão entre Liam e Noel, fazendo com que o primeiro se irritasse e deixasse de cantar a música em plena execução. Aparentemente, Noel desfere alguma crítica a Liam, que então desiste da música e faz com que aquele a cante. E o que Noel faz? Canta! E a galera vai junto!

O que é cômico, para não dizer trágico, é ver o vocalista da banda no palco sem cantar, apenas sentado agitando o seu pandeiro e fumando um cigarro enquanto o irmão faz todo o trabalho. Pega esse detalhe: aos 3:03 do vídeo o músico de apoio tocando gaita ainda faz um gesto obsceno. E aí vem a pergunta: isso é para o Liam, como querendo dizer "a música vai rolar com ou sem você"? É uma interpretação possível (rsrs).

Isso é Oasis! E a música? É maravilhosa, como tudo o que essa banda fez. Confiram a cena no vídeo que segue:


Nenhum comentário:

Postar um comentário