sábado, 14 de abril de 2018

Ten - A estreia do Pearl Jam


Em 27 de agosto de 1991, com o lançamento de Ten, o mundo teve a oportunidade de conhecer uma banda que mudaria tudo para muita gente: Pearl Jam. Os caras foram ícones do movimento que determinou não somente uma sonoridade musical dentro do Rock, mas também um estilo de vestuário e de como levar a vida. Este conjunto de fatores recebeu nome: Grunge.

A banda surgiu após a decisão tomada pelo baixista Jeff Ament e pelo guitarrista Stone Gossard de abandonarem sua antiga banda (Mother Love Bone) e iniciarem um novo projeto. Foi então quando convidaram, além de Eddie Vedder para os vocais, o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen. Hoje, com toda certeza, podemos dizer que fizeram um bom negócio, pois estava formado o Pearl Jam.


Apesar de tudo o que representa atualmente para os fãs o álbum Ten, o curioso é que não foi um sucesso imediato nas paradas americanas. Contudo, foi apenas questão de tempo para isso ocorrer (e nem tanto tempo assim). No final do ano seguinte, em 1992, o álbum já estava em segundo lugar na Billboard. As vendas alcançaram a faixa das 13.500.000 cópias, sendo o trabalho mais bem sucedido comercialmente da banda. Nada do que fizeram depois vendeu tanto quanto o primeiro trabalho.

Há grandes sucessos nesta estreia do Pearl Jam no cenário musical, entre eles: Alive, Even Flow, Jeremy e Black. Sem sombra de dúvida, músicas até hoje muito aguardadas no setlist de qualquer show da banda.

Vamos conferir um grande som do álbum Ten, o qual você já ouviu de monte e provavelmente ainda não se cansou: Alive.


Nenhum comentário:

Postar um comentário