Em 1997 os Raimundos lançaram seu quarto álbum de estúdio, o Lapadas do Povo, e todos os comentários a respeito foram diferentes dos direcionados à banda até então. Em Lapadas, o comentário geral era o de que a banda estava mais séria e com o som mais pesado.
O "forrócore" parecia ter sido deixado de lado, assim como as letras irreverentes. Agora apareciam críticas sociais e guitarras com afinações mais graves. Mas será que as coisas mudaram tanto assim ou os veículos de comunicação queriam pintar a banda de outra cor?
Os integrantes comentaram que não havia pretensão de mudar de estilo e que era só mais um trabalho da banda, mostrando coisas que já faziam parte das influências e do gosto deles. A irreverência estava mesmo ausente? Fred (baterista) chegou a comentar que a música Bonita deste álbum não diferia tanto de Mulher de Fases, enorme sucesso do álbum seguinte.
Em Lapadas do Povo também havia Pequena Raimunda (Ramona), Poquito Más e Nariz de Doze, músicas que mostravam sim a essência da banda que já era conhecida do público. Se Andar na Pedra (primeiro single) e Baile Funky (última faixa antes do bônus "Bass Hell") mostraram um peso que parecia diferente, vale lembrar que o peso já estava em músicas como Bê a Bá, do primeiro álbum, e Tora Tora, do segundo.
Na ocasião os caras se mostravam contrariados com a imprensa insistindo tanto que eles mudaram o estilo que os havia consagrado. No fim, se tratava do mesmo Raimundos, apenas mostrando que tinha mais cartas na manga. Tanto é que dois anos mais tarde lançaram Só no Forevis, deixando claro que a alma da banda era a mesma (enquanto durou aquela formação). Mas isso é assunto para outro texto.
Vamos conferir o clip de Andar na Pedra, o qual ajudou a promover este trabalho e contou com a participação do excelente ator Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida).
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